É possível aprender a tocar violino sozinho?



Tocar violino é uma arte. Presenciar e escutar um violonista em sua execução, movido pela emoção, é um prazer incomparável para quem ouve, quanto mais para o violonista.

O violino, no passado foi um instrumento para poucos. Hoje em dia esse quadro é bem diferente e é cada vez mais comum encontrarmos músicos que tocam ou querem se dedicar a esse instrumento.

Não é um instrumento fácil de aprender. Requer muito estudo e dedicação, mas em compensação é um dos mais gratificantes, é um dos que mais toca a alma. Devido a sua dificuldade, normalmente quem começa a aprender a tocar violino já tem uma boa base de teoria musical e já sabe tocar outros instrumentos, como teclado ou violão.

Mas isso não significa que é preciso conhecer teoria musical e já tocar outro instrumento para só então começar com o violino. E é nesse ponto que entra o foco desse artigo, pois para quem está entrando no mundo da música e nunca tocou nenhum outro instrumento, começar tocando violino é perfeitamente possível, desde que o candidato entre em um bom curso de violino e não tente querer aprender a tocar violino sozinho.

Talvez para alguns músicos mais habilidosos, ser autodidata em aprender a tocar violão, flauta, gaita ou teclado, entre outros instrumentos, seja algo possível, devido a esses instrumentos poderem ser executados de diferentes formas, uma vez que o músico entenda seu mecanismo básico e ir aprendendo a conhecer os tons, acordes, ritmos, estilos, etc.

Já o violino não tem essa flexibilidade, não pode ser tocado de qualquer forma, exige um acompanhamento de um músico especializado, que irá ensinar a maneira certa e as técnicas corretas a medida que o aprendiz vai evoluindo no instrumento e no conhecimento musical. Com isso o aprendiz irá evoluir passo a passo no instrumento, a medida que conquista habilidades e técnicas, ao invés de adquirir vícios de manuseio, postura, execução e hábitos errôneos que só servirão como obstáculo quando este quiser realmente aprender a tocar o instrumento e ter o acompanhamento de um músico especializado.

Podem existir exceções e peculiaridades, mas o mesmo conceito também serve para aprender outros instrumentos. O autodidata pode até aprender sozinho a chegar a dominar o instrumento, boa parte da teoria musical e algumas outras técnicas, mas provavelmente, estará também adquirindo vícios e não terá o domínio e conhecimento de tudo que poderia como músico, com relação ao instrumento e a teoria musical.

Vimos aqui